Alimentação Sustentável
Com o crescimento da população e as necessidades de produção alimentar aumentadas, a temática da Alimentação Sustentável tem vindo a ganhar destaque. O desperdício alimentar é uma preocupação crescente a nível mundial e este é um problema que não se coloca apenas ao nível do consumo. Em todas as fases do ciclo de vida dos alimentos (colheita, produção, distribuição, etc.) é rejeitada uma enorme quantidade de alimento. Assim, é urgente a implementação de medidas e ações de redução do desperdício alimentar, no sentido de restaurar e reconstruir sistemas alimentares melhores e mais resistentes... ...e nós podemos fazer a nossa parte, dentro das nossas casas.
Comer Local e Sazonal
Preferir produtos frescos
Estes tipos de produtos necessitam de menor processamento e, consequentemente, têm menor custo e impacto ambiental. Escolher os alimentos da época: Os alimentos
Escolher os alimentos da época
Os alimentos frescos e da época têm melhores características organoléticas (ex.: sabor, odor), são mais ricos nutricionalmente e com baixo impacto ambiental. São mais frescos e económicos, representando, assim, a melhor relação qualidade-preço.
Optar por produtos locais
O consumo produtos locais promove a economia local e reduz os custos ambientais e energéticos (ex.: no transporte e condicionamento) e conserva, protege e melhora os recursos naturais.
Verificar a embalagem do produto
Preferir produtos que reduzam a utilização de embalagens de plástico; preferir as embalagens recicladas e/ou passíveis de reciclagem.
Optar por uma alimentação Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica promove o consumo de produtos frescos, locais e sazonais! Trata-se de um estilo de vida que contempla um modelo alimentar saudável com recurso a práticas sustentáveis - alimentação saudável, mais acessível, que salvaguarda o planeta e preserva a cultura dos povos.